quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O NEGRO NO BRASIL


   
 Mais da metade da população brasileira é formada de negros ou de mestiços de negros com brancos.
    Como os negros, que são originários da África, chegaram ao Brasil?
    Você já sabe que os colonos portugueses, ao iniciarem a ocupação do Brasil, tentaram escravizar índios para utilizá-los nos trabalhos da lavoura. Mas a utilização do índio não deu certa, Além de não estarem acostumados ao trabalho agrícola, não se adaptaram às tarefas e ao modo de vida imposto pelos colonos. Foi por isso que os portugueses resolveram trazer escravos negros para o Brasil.

    Na época já havia um comércio bastante forte de escravos africanos.
    Esse comércio, praticado, sobretudo por portugueses, dava grandes lucros, de modo que não foi difícil a importação de negros. Esse fato, inclusive, pensou muito mais do que a falta de adaptação do índio ao trabalho escravo. Ou seja, os traficantes de escravos tinham interesse em vendê-los aos colonos do Brasil, mesmo se estes já tivessem escravos índios.


Uma viagem penosa
            No trabalho
    Sem os escravos negros certamente não teria havido produção de açúcar no Brasil colônia. Todo o trabalho era feito por eles, desde o plantio da cana, a limpeza dos canaviais, o corte, até o transporte e a moagem da cana nos engenhos. Mesmo nas casas dos senhores de engenho, todos os serviços eram feitos por escravos. Os senhores não trabalhavam, nem suas esposas e filhos.
    Com a decadência da lavoura canavieira, muito escrava forma transferida para as áreas de extração de ouro. Com o fim do ciclo de ouro, foi à vez das lavouras de café do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais exigirem o trabalho dos escravos.
    Além do trabalho pesado e contínuo, os escravos sofriam muito nas mãos do feitores que deles exigiam sempre o máximo. Eram severamente castigados quando não cumpriam as ordens recebidas ou quando tentavam fugir. Havia instrumentos especiais de tortura e castigo, como a palmatória, o açoite e o tronco. Muitas vezes chegavam mesmo a cortar suas mãos e orelhas, furar seus olhos, quebrar seus dentes etc. Muitos senhores marcavam seus escravos com ferro em brasa.
    Dormiam nas senzalas, barracões simples e sujos. Recebiam apenas comidas e roupa necessárias para sobreviver.

         
As contribuições do negro
    Como vimos, o negro foi o responsável pela maior parte das riquezas produzidas no Brasil. Mas sua participação não foi grande só no trabalho. O negro trouxe para o Brasil sua religião, seus costumes, sua língua, suas danças, sua música, sua comidas, etc. Em outras palavras, ele trouxe sua cultura. E sua cultura se misturou com a dos índios e dos brancos. Por isso, ainda hoje, na cultura brasileira é possível distinguir muitos traços culturais dos escravos africanos.

    Por outro lado as várias fazendas do Estado de São Paulo ainda guardam muita memória da escravidão, que podem nos ajudar a melhor compreender essa intricada relação senhor e escravo em nosso Estado e conseqüentemente em nosso município.
    A sociedade brasileira escolheu uma determinada forma de trabalho para produzir o que precisava: a escravidão.
    Durante séculos a existência da escravidão introjetou na cabeça dos brasileiros livres que os seres humanos de outra cor (negro) eram simples instrumentos de trabalho, comparável a um animal de carga que, quando se desgastava, deveria ser substituído, e quando apresentava qualquer sinal de cansaço e não trabalhava, a única resposta era dada pelo chicote no tronco.

    O negro trabalhava à força até o esgotamento físico, construindo todas as formas possíveis para enganar o feitor, objetivando com isto conseguir algum descanso escondido, algumas vezes inclusive sabotava a produção de forma direta, como uma forma justa e legítima, reagindo assim àquela exploração e violência.
    Na Segunda metade do século XIX, a escravidão tornou-se economicamente errada, alterando profundamente o quadro político, econômico e social do país.

        
"Ocorre" a Abolição.
    O ex-escravo, o negro, a máquina, a coisa, a peça, as mãos e pés, o ser marcado pela estigma de sua cor é agora um homem livre?
    Este é um momento de profunda inflexão na história econômica e social do negro no Brasil



          Como educar os cidadãos do século XXI para respeitar as várias matrizes étnicas que compõem, e formam o belo arco-íris da Nação brasileira?
          A palavra chave é cidadania, repetiu às diferenças étnico-culturais, distribuição justa da riqueza nacional, implementação de políticas públicas que assegurem para a maioria da população excluída, violentada e discriminada, as condições dignas de vida, de saúde, de trabalho e educação.
Invisíveis nas Universidades, dos Partidos Políticos, na Igreja, na Mídia Nacional, dos bancos escolares, nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, Senado Federal, etc.


APRESENTAÇÃO:

NESTE RESUMO COLOCAMOS INFORMAÇÕES SOBRE ORIGEM, DE ONDE OS NEGROS VÊM QUANDO ELES CHEGARAM AO BRASIL COMO FOI O MODO DE TRATAMENTO DOS NEGROS, AS DIFERENÇAS O RACISMO A SUA MÃO DE OBRA, COMO SERIA SE NÃO TIVESSE O TRABALHO DO NEGRO NO BRASIL COLÔNIA, TALVEZ NÃO EXISTISSE O TEMPO DO AÇÚCAR CAREIRO QUANDO O BRASIL VEIO PERÍODO MINÉRIO OURO, O TRABALHO ESCRAVISTA FOI TRANSFERIDO DO ENGENHO PARA OS GARIMPOS CONTINUANDO AS DIFERENÇAS, DEPOIS CONTINUOU COM A ÉPOCA DO CAFÉ CHAMA DE CAFÉ COM LEITE ENTRE O TRECHO DE MINAS E SÃO PAULO.
O MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA



Trabalho enviado por:
Francisco Alexandre





Seu trabalho Escolar

Se você fez um trabalho escolar ou uma pesquisa, e não quer deixar mofando envie para nós, publicaremos na sessão relacionada à matéria que encaixe o seu trabalho, juntamente com o seu nome e e-mail, como autor!.


Envie seu trabalho para contato@trampoescolar.com 



FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)


www.trampoescolar.com - Trabalhos Escolares, Educação e Diversão! ENEM, VESTIBULAR, TRABALHOS ESCOLARES DE TODAS AS MATÉRIAS COMO: BIOLOGIA, ED. FÍSICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMÁTICA, LITERATURA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, QUÍMICA E MUITO MAIS!!!
tudo grátis -> trabalhos escolares prontos, trabalhos feitos, trabalhos acadêmicos, trabalhos universitários, monografias, teses, tcc, trabalho de conclusão de curso, informativos, livros, revistas, artigos, artigos científicos, artigos imparcialistas, documentos de investigações, monografias, resenhas, paper, ensaios, bibliografias, textos, traduções, regras ABNT, Vancouver, digitações, dissertações, projetos, pesquisas, conteúdos para o ensino médio, fundamental, vestibulares e cursos, coletâneas, frases, conclusões, mensagens, citações, temas, textos jornalísticos, gêneros literários, arquivos, relatórios, apostilas, publicações, revisões, anteprojetos, resenhas, orientações, poesias, receitas, doutrinas, plano de negócios. Educação, educacional, escola, escolar, escolres, estudos, estudante, estudando, professor, professora, professores, ensino, ensinar, ensinando, instrução, instruir, instruído, instruindo, educar, educando, eduque. Tudo gratuito, gratuitamente, grátis. geografia, geofísica egeologia. Trabalhos Escolares, normas abnt, trabalhos prontos, monografia, trabalhosescolares, Encontre aqui trabalhos escolares prontos gratis, faca sua pesquisa escolar em milhares de trabalhos prontos e artigos revisados.
Monografia, monografias, trabalhos prontos revisados, tcc tema. Milhares de trabalhos prontos, monografias, teses, tcc .... trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.
Trabalhos Escolares - Cola da Web coladaweb trabalhos-escolares O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda
Cola da Web - Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares Prontos, Encontre aqui trabalhos escolares e acadêmicos prontos grátis, faça sua pesquisa escolar em milhares de artigos, lista de resumos, downloads de livros e Imagens de trabalhos escolares
Brasil Escola - Educação, vestibular, guerras, pedagogias, Trabalho escolar, trabalhos escolar, trabalho pronto escolar, trabalho escolar pronto, biblioteca virtual, educação, escola, apostilas, trabalhos escolares,
Trabalho Escolar - Pesquisas Escolares - Grupo Escolar O Grupo Escolar é um canal de estudos repleto de pesquisas escolares sobre diversos temas. Faça seu trabalho escolar aqui e estude muito!
Trabalhos Escolares - como fazer, orientações, partes de um, trabalho.htm trabalho escolar, como fazer, pequisa, partes, etapas, dicas.
Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares, pesquisa-escolar de beleza indescritível poderia ter inspirado os elogios de Caminha à nova terra. Internet · Universidades. Páginas de Pesquisas. Trabalhos Escolares▻
Monografias Prontas & Trabalhos Prontos Escolares Trabalhos escolares, Trabalhos Prontos e Monografias Prontas para entrega. Elaboramos trabalhos escolares, monografias prontas, trabalhos prontos e Trabalhos de Qualidade Prontos, Assistência a Qualquer Trabalho, TrabalhosFeitos - Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos; Trabalhos, TrabalhosFeitos é uma crescente comunidade de trabalhos escolares e Anúncio relacionado a trabalhos escolares
TCCs Prontos Exclusivos trabalhosprontos Pesquisas relacionadas a trabalhos feitos trabalhos prontos trabalhos feitos anhanguera trabalhos feitos em casa trabalhos feitos


Nenhum comentário:

Postar um comentário