domingo, 2 de dezembro de 2012

Arcadismo ou Neoclassicismo


(1768 - 1836)

Origem:Grécia (Arcádia): morada de Deus no Pã.
·         Momento Histórico:
1.      Domínio econômico da burguesia, no séc. VXIII, na Europa;
2.      Queda da velha nobreza;
3.      A fé cristã é levada ao descrédito
4.      Iluminismo (Ilustração/Enciclopedismo);
5.      Publicação de várias obras de tema filosófico.
·         Momento Histórico no Brasil:
1.      Morrem Pe. Antônio Vieira e Gregório de Matos;
2.      O pensamento neoclássico se sobrepõe à cultura jurística.
3.      O pensamento iluminista expande-se repercutindo amplamente devido a mineração
4.      Transferência do centro econômico do Nordeste para Minas Gerais e Rio de Janeiro;
5.      Influência direta, devido à mudança do centro econômico pra vida política, social e cultural;
6.      Minas Gerais é o centro de importantes acontecimentos: Mineração, a Inconfidência, os poetas do Arcadismo e o gênio de Aleijadinho.
7.      Inconfidência Mineira
8.      Mudança do pólo econômico do Nordeste para Minas Gerais e Rio de Janeiro.
·         Causas:
- decadência do pensamento barroco;
- ascensão do subjetivismo burguês;
- o problema da ascensão da burguesia supera o religioso.
·         Conseqüências:
- surgimento das primeiras Arcádias;
- retorno a pureza e a simplicidade das formas clássicas;
- culto as "bom selvagem" em oposição ao homem corrompida pela sociedade do antigo regime;
- ascensão da burguesia no campo econômico e busca do poder político;
- a antiga arte cerimonial das cortes cede lugar ao poder do gosto burguês.

·         Características
- objetividade (razão);
- bucolismo;
- idealização da amada e da natureza.
- fingimento poético.
- Carpe diem.
- fugere urbem (fuga da cidade);
- pastoralismo.
- Áurea mediocritas.
- uso de pseudônimos.
- linguagem fácil.
- efemeridade da vida.
·         Destaques:
1.      Tomás Antônio Gonzaga
2.      Basílio da Gama
3.      Cláudio Manoel da Costa
4.      Manuel Maria Barbosa du Bocage
5.      Frei José de Santa Rita Durão

TOMÁS ANTONIO GONZAGA
Biografia

Tomás Antônio Gonzaga, filho de pai brasileiro, é natural do Porto, Portugal, onde nasceu a 11 de agosto de 1744, e morreu em Moçambique, em data desconhecida, aproximadamente entre os anos 1809 e 1810.
Diplomou-se em Direito pela Universidade de Coimbracelebrizou Marília, seguindo a magistratura. Foi ouvidor e procurador dos defuntos e ausentes em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto-MG, onde conheceu e apaixonou-se por Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, idealizada sob o nome de Marília, personagem do livro que o celebrizou—Marília de Dirceu, sendo Dirceu o nome arcaico de Tomás Antônio Gonzaga.
Sendo acusado de participação na Inconfidência Mineira, foi condenado e preso por três anos nas masmorras da ilha amorosas Marília d Dirceu e as cartas Cobras-RJ, onde talvez tenha escrito as mais notáveis de suas liras. Condenado ao degredo por dez anos, em Moçambique, casou-se com Juliana Mascarenhas de Sousa, filha de um rico mercador.
Foi autor de liras amorosas - Marília de Dirceu - e de poemas satíricos em forma de cartas - Cartas Chilenas.
Tomás Antônio Gonzaga é considerado um dos grandes poetas do Arcadismo brasileiro, e seus versos, fugindo à tendência da época, são marcados por expressão própria, pela harmonização dos elementos racionais e afetivos e por um toque de sensualidade pouco pronunciado, senão ausente, nos outros autores árcades.


BASÍLIO DA GAMA
Biografia

Basílio da Gama nasceu no dia 8 de abril de 1741 em São José do Rio das Mortes, hoje cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.
            Testemunhou a expulsão dos jesuítas do país. Em Lisboa, é condenado por jesuitismo e degredado para Angola. Livra-se do castigo, e torna-se secretário de Pombal, nunca nem indo para Angola realmente.
            Morre em Lisboa, a 31 de julho de 1795. Basílio da Gama publicou duas obras: OUraguai, poema publicado em 1769, e Quitúbia, em 1791. O Uraguai ficou infinitamente mais conhecida, e é considerada sua principal obra.


Cláudio Manuel da Costa

Biografia

            Um dos poetas brasileiros mais importantes do período colonial, e também um dos lançadores do arcadismo no Brasil em 1768, Cláudio Manuel da Costa nasceu em Vargem do Itacolomy, perto da cidade de Mariana, em 1729. 
            Estudou em Vila Rica, Rio de Janeiro, e seguindo para Coimbra, onde cursou a Faculdade de Cânones.
            Voltando para o Brasil em 1753, foi, entre outras coisas, nomeado secretário do governo da capitania pelo conde de Bobadela em 1762. Em 1768, fundou uma academia literária no palácio do governo, que foi batizada de Arcádia Ultramarina.
            Tornou-se juiz das demarcações das sesmarias de Vila Rica até 1773, quando
adotou o nome árcade Glauceste Satúrnio como pseudônimo. Envolveu-se na Conjuração
Mineira, foi preso em 1789 por reunir os conjurados da Inconfidência Mineira,
e encontrado morto em sua cela na Prisão da Casa de Contos após ter delatado seus companheiros.


Manuel Maria Barbosa du Bocage
Biografia
            Manuel Maria Barbosa du Bocage, nasceu em Setúbal a 1765. Filho de um advogado sem recursos, alistou-se aos 18 anos na Marinha de Guerra portuguesa, passando vários anos em Goa, Damão e Macau.
            Aos 25 anos voltou a Portugal, tornando-se conhecido como poeta libertino nas rodas boêmias lisboetas. Versos pornográficos de sua autoria levaram-no à prisão e a Inquisição acabou por condená-lo à internação no claustro de São Bento (1797) .
            Famoso pela veia satírica e talento repentista, Bocage foi o maior poeta português do sec. XVIII. Suas poesias espelham contradições violentas na paixão e na moral, abordando temas como a exaltação ao amor, o abandono, o desprezo, a liberdade, a culpa e a maldição de viver.
            Ligado à Nova Arcádia -uma academia literária com vagas vocações igualitárias e libertárias, onde tomou o nome de Elmano Sadino, escreveu numerosos sonetos, epigramas idílicos, epístolas, satíricas e tragédias.
            Em 1797, acusado de heresia, dissolução dos costumes e idéias republicanas, foi implacavelmente perseguido, julgado e condenado, sendo sucessivamente encarcerado em várias prisões portuguesas.
            Em vida publicou três volumes de Rimas (1791). Em 1953, foram publicados os seis volumes de Poesias que incluem, entre outras, traduções de Ovídio.
            Morre em Lisboa a 1805 vítima de um aneurisma, aos 40 anos de idade.


Frei José de Santa Rita Durão
Biografia

            Frei José de Santa Rita Durão nasceu em Minas Gerais, em 1722.
Iniciou seus estudos no Colégio dos Jesuítas, transferindo-se, aos nove anos de idade, para Portugal. Poucos anos depois ingressou na Ordem de Santo Agostinho, e doutorou-se em Teologia e Filosofia pela Universidade de Coimbra. Por desavenças no meio religioso, fugiu para a Itália. Retornou a Portugal, após a queda Pombalina, onde assumiu a cátedra de Teologia na Universidade de Coimbra e iniciou a elaboração de Caramuru.
Morreu em Lisboa, em 1784.



Arcadismo ou Neoclassicismo
Introdução
O Arcadismo, Setecentismo (os anos 1700) ou Neoclassicismo é o período de caracteriza principalmente a segunda metade do século XVIII, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa.
No século XVIII, as formas artísticas do Barroco já se encontram desgastadas e decadentes. O fortalecimento político da burguesia e o aparecimento dos filósofos iluministas formam um novo quadro sócio político-cultural, que necessita de outras fórmulas de expressão. Combate-se a mentalidade religiosa criada pela Contra-Reforma, nega-se a educação jesuítica praticada nas escolas, valoriza-se o estudo científico e as atividades humanas, num verdadeiro retorno à cultura renascentista. A literatura que surge para combater a arte barroca e sua mentalidade religiosa e contraditória é o Neoclassicismo, que objetiva restaurar o equilíbrio por meio da razão.
A influência neoclássica penetrou em todos os setores da vida artística européia, no século XVIII. Os artistas desse período compreendiam que o Barroco havia ultrapassado os limites do que se considerava arte de qualidade e procuravam recuperar e imitar os padrões artísticos do Renascimento, tomados então como modelo.
Na Itália essa influência assumiu feição particular. Conhecida como Arcadismo, inspirava-se na lendária região da Grécia antiga. Segundo a lenda, a Arcádia era dominada pelo deus Pari e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
Os italianos, procurando imitar a lenda grega, criaram a Arcádia em 1690 - uma academia literária que reunia os escritores com a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicos. Para serem coerentes com certos princípios, como simplicidade e igualdade, os cultos literatos árcades usavam roupas e pseudônimos de pastores gregos e reuniam-se em parques e jardins para gozar a vida natural.
No Brasil e em Portugal, a experiência neoclássica na literatura se deu em torno dos modelos do Arcadismo italiano, com a fundação de academias literárias, simulação pastoral, ambiente campestre, etc.
Esses ideais de vida simples e natural vêm ao encontro dos anseios de um novo público consumidor em formação, a burguesia, que historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza nas cortes.


A linguagem árcade
A linguagem árcade é a expressão das idéias e dos sentimentos do artista do século XVIII. Seus temas e sua construção procuram adequar-se à nova realidade social vivida pela classe que a produzia e a consumia: a burguesia.

Características
fugere urbem (fuga da cidade): influenciados pelo poeta latino Horácio, os árcades defendiam o bucolismo como ideal de vida, isto é, uma vida simples e natural, junto ao campo, distante dos centros urbanos. Tal princípio era reforçado pelo pensamento do filósofo francês Jean Jacques Rousseau, segundo o qual a civilização corrompe os costumes do homem, que nasce naturalmente bom.
aurea mediocritas (vida medíocre materialmente mas rica em realizações espirituais): outro traço presente advindo da poesia horaciana é a idealização de uma vida pobre e feliz no campo, em oposição à vida luxuosa e triste na cidade
idéias iluministas: como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veicula também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, no caso, idéias do Iluminismo. Os iluministas foram pensadores que defenderam o uso da razão, em contraposição à fé cristã, e combateram o Absolutismo. Embora não sejam a preocupação central da maioria dos poetas árcades, idéias de liberdade, justiça e igualdade social estão presentes em alguns textos da época.
convencionalismo amoroso: na poesia árcade, as situações são artificiais; não é o próprio poeta quem fala de si e de seus reais sentimentos. No plano amoroso, por exemplo, quase sempre é um pastor que confessa o seu amor por uma pastora e a convida para aproveitar a vida junto à natureza. Porém, ao se lerem vários poemas, de poetas árcades diferentes, tem-se a impressão de que se trata sempre de um mesmo homem, de uma mesma mulher e de um mesmo tipo de amor. Não há variações emocionais. Isso ocorre devido ao convencionalismo amoroso, que impede a livre expressão dos sentimentos, levando o poeta a racionalizá-los. Ou seja, o que mais importava ao poeta árcade era seguir a convenção, fazer poemas de amor como faziam os poetas clássicos, e não expressar os sentimentos. Além disso mantém-se o distanciamento amorosoentre os amantes, que já se verificava na poesia clássica. A mulher é vista como um ser superior, inalcançável e imaterial.
carpe diem: o desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possível tema já bastante explorado pelo Barroco - é retomado pelos árcades e faz parte do convite amoroso.


 A palavra arcádia, que dá origem a Arcadismo, é grega e designa uma sociedade literária típica da última fase do Classicismo, cujos membros adotam nomes poéticos pastoris, em homenagem à vida simples dos pastores, em comunhão com a natureza.
As manifestações da estética arcádica começam a ocorrer no Brasil na segunda metade do século XVIII, mais precisamente em 1768, quando Cláudio Manuel da Costa publica Obras. A atividade mineradora - já intensa desde 1700 - determina mudanças na organização e na dinâmica da vida brasileira. Há um aumento considerável na circulação de mercadorias e uma dinamização das regiões que abasteciam de gado as Minas Gerais (Sul e Nordeste). Com o crescimento das cidades, surgia no Brasil o trabalho não-escravo, desvinculado das atividades agrícolas e da mineração. Eram artesãos, burocratas, profissionais liberais, literatos.


Características
QUANTO À FORMA

QUANTO AO CONTEÚDO

Vocabulário simples
Pastoralismo
Frases na ordem direta
Bucolismo
Ausência quase total de figuras de linguagem

Fugere urbem

Manutenção do verso decassílabo,     do soneto e de outras formas clássicas.
Aurea mediocritas

Elementos da cultura greco-latina

Convencionalismo amoroso

Idealização amorosa

Racionalismo

Idéias iluministas

Carpe diem


Arcadismo - O espírito iluminista
Era o esboço de uma classe mediana que, disposta a defender seus próprios interesses, adotou a ideologia liberal burguesa vinda da França: o Iluminismo. A difusão do pensamento iluminista que apregoava a liberdade de propriedade e a igualdade de poderes, criticando o estado absolutista, tinha as suas palavras de ordem: Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Em 1789, esse espírito culminou na Revolução Francesa, que modificou o conceito de classe social trazendo ao topo do poder os burgueses.

Árcades ilustrados
Em Vila Rica, atual Ouro Preto, a antiga capital da Capitania das Minas Gerais, um grupo teve especial importância na divulgação do Iluminismo - o "grupo mineiro" -, composto por intelectuais que se reuniam em torno de ideais semelhantes, pelo menos quanto ao pensamento de que a Metrópole Portuguesa era tirânica em relação à Colônia, que se encontrava usurpada em relação às suas riquezas.

"Escola Mineira"
Seis poetas constituem a chamada "Escola Mineira": Frei José de Santa Rita Durão, José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Inácio José de Alvarenga Peixoto e Manuel Inácio da Silva Alvarenga. Com os olhos voltados para a terra natal, esses poetas árcades iniciaram o período de transformação da literatura brasileira, que se vai efetivar, realmente, no século XIX, com os românticos.

Arcadismo em Portugal (1756-1825)
Com a fundação da Arcádia Lusitana, em 1756, iniciou-se uma nova etapa literária em Portugal, caracterizada pela rebeldia contra o Barroco. Sua divisa - inutilia truncar - atestava o desejo de repúdio às coisas inúteis, característica marcante da poesia barroca.
Simplicidade da arte renascentista
A Arcádia Lusitana teve por base a Arcádia Romana, fundada na Itália em 1690, cuja tentativa foi restabelecer a simplicidade da arte renascentista e antiga. A Arcádia Lusitana estiveram ligados, entre outros, os poetas Antônio Dinis da Cruz e Silva (um de seus fundadores), Pedro Antônio Correia Garção, também doutrinador do movimento.

 Nova Arcádia
Em 1790, foi fundada a Academia de Belas Artes, logo após denominada Nova Arcádia que, três anos mais tarde, publicava algumas obras poéticas de seus sócios, sob o título Almanaque das Musas. Os membros mais importantes dessa associação foram o brasileiro Domingos Caldas Barbosa, famoso nos ambientes aristocráticos por sua obra lírica, o poeta satírico Padre Agostinho de Macedo e o poeta lírico e satírico Manuel Maria Barbosa du Bocage.



Arcadismo no Brasil (1768-1836)
O rompimento com a estética cultista barroca começou no Brasil com a publicação das Obras, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768. O movimento árcade permaneceu como tendência literária até 1836, quando se inicia o Romantismo.
Árcades mineiros
Não existiu, no Brasil, uma Arcádia, como em Portugal. Um vigoroso grupo intelectual - o "grupo mineiro" - destacou-se na arte literária e na prática política, participando ativamente da Inconfidência Mineira. Esse grupo, constituído por Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Inácio José de Alvarenga Peixoto, Manuel Inácio da Silva Alvarenga e outros intelectuais, foi desfeito de forma violenta, com a prisão, desterro ou morte de alguns poetas, à época da repressão política em torno do episódio da Inconfidência.

Bucolismo e poesia política
Cláudio Manuel da Costa foi o primeiro modelo e o mais forte de todos para os poetas mineiros. Influenciou significativamente Tomás Antônio Gonzaga, de quem era o "amigo mais velho". Cláudio, considerado o mais árcade dos poetas do grupo, teve uma formação rigorosamente clássica. A sua poesia bucólica focaliza, sobretudo, a paisagem montanhosa de Minas Gerais. Alvarenga Peixoto, um dos poetas "ilustrados", construiu uma obra bem marcada pelo seu aspecto político, em defesa da República, contra a guerra e em prol dos escravos. Silva Alvarenga, por sua vez, tem uma obra lírica plena de musicalidade.

Características do Arcadismo brasileiro
A tentativa de imitar o Arcadismo português, para dar à Colônia uma literatura tão sofisticada quanto aquela que se produzia na Metrópole, resultou na poesia refinada dos árcades mineiros.

Apego aos valores da terra
A simplicidade na poesia e a idéia de abolir as inutilidades (inutilia truncat) foram, também, objetivos dos árcades brasileiros. O ambiente peculiar oferecido pela localização geográfica do "grupo mineiro" fez brotar um nativismo que incorporou os valores da terra ao ideário da estética bucólica, em voga no Arcadismo. Emerge a natureza brasileira como pano de fundo para a poesia dos "pastores".

Incorporação do elemento indígena
A valorização do índio foi importante no Arcadismo brasileiro: ele reflete o ideal do "bom selvagem", tão caro aos iluministas (o pensamento de Rousseau baseado na premissa de que a natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade o corrompe e o transforma). A incorporação do índio como elemento literário dará um colorido diferente do europeu ao Arcadismo brasileiro.

Sátira política
A redação e a circulação de manuscritos anônimos (as Cartas Chilenas) de nítida sátira política aos tempos difíceis da exploração portuguesa e à corrupção dos governos coloniais, foi elemento bem distinto do Arcadismo brasileiro. A tomada de consciência política do "grupo mineiro" foi sem precedentes na história do Brasil. Impulsionados pelo exemplo da independência norte-americana e da Revolução Francesa, todos os elementos componentes do grupo participaram da Conjuração Mineira, que acabou em 1789.


Autores que foram destaques


TOMÁS ANTONIO GONZAGA
Biografia

Tomás Antônio Gonzaga, filho de pai brasileiro, é natural do Porto, Portugal, onde nasceu a 11 de agosto de 1744, e morreu em Moçambique, em data desconhecida, aproximadamente entre os anos 1809 e 1810.
Diplomou-se em Direito pela Universidade de Coimbracelebrizou Marília, seguindo a magistratura. Foi ouvidor e procurador dos defuntos e ausentes em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto-MG, onde conheceu e apaixonou-se por Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, idealizada sob o nome de Marília, personagem do livro que o celebrizou—Marília de Dirceu, sendo Dirceu o nome arcaico de Tomás Antônio Gonzaga.
Sendo acusado de participação na Inconfidência Mineira, foi condenado e preso por três anos nas masmorras da ilha amorosas Marília d Dirceu e as cartas Cobras-RJ, onde talvez tenha escrito as mais notáveis de suas liras. Condenado ao degredo por dez anos, em Moçambique, casou-se com Juliana Mascarenhas de Sousa, filha de um rico mercador.
Foi autor de liras amorosas - Marília de Dirceu - e de poemas satíricos em forma de cartas - Cartas Chilenas.
Tomás Antônio Gonzaga é considerado um dos grandes poetas do Arcadismo brasileiro, e seus versos, fugindo à tendência da época, são marcados por expressão própria, pela harmonização dos elementos racionais e afetivos e por um toque de sensualidade pouco pronunciado, senão ausente, nos outros autores árcades.


BASÍLIO DA GAMA
Biografia

Basílio da Gama nasceu no dia 8 de abril de 1741 em São José do Rio das Mortes, hoje cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.
            Testemunhou a expulsão dos jesuítas do país. Em Lisboa, é condenado por jesuitismo e degredado para Angola. Livra-se do castigo, e torna-se secretário de Pombal, nunca nem indo para Angola realmente.
            Morre em Lisboa, a 31 de julho de 1795. Basílio da Gama publicou duas obras: O Uraguai, poema publicado em 1769, e Quitúbia, em 1791. O Uraguai ficou infinitamente mais conhecida, e é considerada sua principal obra.


Cláudio Manuel da Costa

Biografia


            Um dos poetas brasileiros mais importantes do período colonial, e também um dos lançadores do arcadismo no Brasil em 1768, Cláudio Manuel da Costa nasceu em Vargem do Itacolomy, perto da cidade de Mariana, em 1729.
            Estudou em Vila Rica, Rio de Janeiro, e seguindo para Coimbra, onde cursou a Faculdade de Cânones.
            Voltando para o Brasil em 1753, foi, entre outras coisas, nomeado secretário do governo da capitania pelo conde de Bobadela em 1762. Em 1768, fundou uma academia literária no palácio do governo, que foi batizada de Arcádia Ultramarina.
            Tornou-se juiz das demarcações das sesmarias de Vila Rica até 1773, quando
adotou o nome árcade Glauceste Satúrnio como pseudônimo. Envolveu-se na Conjuração
Mineira, foi preso em 1789 por reunir os conjurados da Inconfidência Mineira,
e encontrado morto em sua cela na Prisão da Casa de Contos após ter delatado seus companheiros.


Manuel Maria Barbosa du Bocage
Biografia

            Manuel Maria Barbosa du Bocage, nasceu em Setúbal a 1765. Filho de um advogado sem recursos, alistou-se aos 18 anos na Marinha de Guerra portuguesa, passando vários anos em Goa, Damão e Macau.
            Aos 25 anos voltou a Portugal, tornando-se conhecido como poeta libertino nas rodas boêmias lisboetas. Versos pornográficos de sua autoria levaram-no à prisão e a Inquisição acabou por condená-lo à internação no claustro de São Bento (1797) .
            Famoso pela veia satírica e talento repentista, Bocage foi o maior poeta português do sec. XVIII. Suas poesias espelham contradições violentas na paixão e na moral, abordando temas como a exaltação ao amor, o abandono, o desprezo, a liberdade, a culpa e a maldição de viver.
            Ligado à Nova Arcádia -uma academia literária com vagas vocações igualitárias e libertárias, onde tomou o nome de Elmano Sadino, escreveu numerosos sonetos, epigramas idílicos, epístolas, satíricas e tragédias.
            Em 1797, acusado de heresia, dissolução dos costumes e idéias republicanas, foi implacavelmente perseguido, julgado e condenado, sendo sucessivamente encarcerado em várias prisões portuguesas.
            Em vida publicou três volumes de Rimas (1791). Em 1953, foram publicados os seis volumes de Poesias que incluem, entre outras, traduções de Ovídio.
            Morre em Lisboa a 1805 vítima de um aneurisma, aos 40 anos de idade.


Frei José de Santa Rita Durão
Biografia

            Frei José de Santa Rita Durão nasceu em Minas Gerais, em 1722.
Iniciou seus estudos no Colégio dos Jesuítas, transferindo-se, aos nove anos de idade, para Portugal. Poucos anos depois ingressou na Ordem de Santo Agostinho, e doutorou-se em Teologia e Filosofia pela Universidade de Coimbra. Por desavenças no meio religioso, fugiu para a Itália. Retornou a Portugal, após a queda Pombalina, onde assumiu a cátedra de Teologia na Universidade de Coimbra e iniciou a elaboração de Caramuru.
Morreu em Lisboa, em 1784.







FONTE: 
EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)


www.trampoescolar.com - Trabalhos Escolares, Educação e Diversão! ENEM, VESTIBULAR, TRABALHOS ESCOLARES DE TODAS AS MATÉRIAS COMO: BIOLOGIA, ED. FÍSICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMÁTICA, LITERATURA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, QUÍMICA E MUITO MAIS!!!
tudo grátis -> trabalhos escolares prontos, trabalhos feitos, trabalhos acadêmicos, trabalhos universitários, monografias, teses, tcc, trabalho de conclusão de curso, informativos, livros, revistas, artigos, artigos científicos, artigos imparcialistas, documentos de investigações, monografias, resenhas, paper, ensaios, bibliografias, textos, traduções, regras ABNT, Vancouver, digitações, dissertações, projetos, pesquisas, conteúdos para o ensino médio, fundamental, vestibulares e cursos, coletâneas, frases, conclusões, mensagens, citações, temas, textos jornalísticos, gêneros literários, arquivos, relatórios, apostilas, publicações, revisões, anteprojetos, resenhas, orientações, poesias, receitas, doutrinas, plano de negócios. Educação, educacional, escola, escolar, escolres, estudos, estudante, estudando, professor, professora, professores, ensino, ensinar, ensinando, instrução, instruir, instruído, instruindo, educar, educando, eduque. Tudo gratuito, gratuitamente, grátis. geografia, geofísica egeologia. Trabalhos Escolares, normas abnt, trabalhos prontos, monografia, trabalhosescolares, Encontre aqui trabalhos escolares prontos gratis, faca sua pesquisa escolar em milhares de trabalhos prontos e artigos revisados.
Monografia, monografias, trabalhos prontos revisados, tcc tema. Milhares de trabalhos prontos, monografias, teses, tcc .... trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.
Trabalhos Escolares - Cola da Web coladaweb trabalhos-escolares O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda
Cola da Web - Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares Prontos, Encontre aqui trabalhos escolares e acadêmicos prontos grátis, faça sua pesquisa escolar em milhares de artigos, lista de resumos, downloads de livros e Imagens de trabalhos escolares
Brasil Escola - Educação, vestibular, guerras, pedagogias, Trabalho escolar, trabalhos escolar, trabalho pronto escolar, trabalho escolar pronto, biblioteca virtual, educação, escola, apostilas, trabalhos escolares,
Trabalho Escolar - Pesquisas Escolares - Grupo Escolar O Grupo Escolar é um canal de estudos repleto de pesquisas escolares sobre diversos temas. Faça seu trabalho escolar aqui e estude muito!
Trabalhos Escolares - como fazer, orientações, partes de um, trabalho.htm trabalho escolar, como fazer, pequisa, partes, etapas, dicas.
Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares, pesquisa-escolar de beleza indescritível poderia ter inspirado os elogios de Caminha à nova terra. Internet · Universidades. Páginas de Pesquisas. Trabalhos Escolares▻
Monografias Prontas & Trabalhos Prontos Escolares Trabalhos escolares, Trabalhos Prontos e Monografias Prontas para entrega. Elaboramos trabalhos escolares, monografias prontas, trabalhos prontos e Trabalhos de Qualidade Prontos, Assistência a Qualquer Trabalho, TrabalhosFeitos - Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos; Trabalhos, TrabalhosFeitos é uma crescente comunidade de trabalhos escolares e Anúncio relacionado a trabalhos escolares
TCCs Prontos Exclusivos trabalhosprontos Pesquisas relacionadas a trabalhos feitos trabalhos prontos trabalhos feitos anhanguera trabalhos feitos em casa trabalhos feitos


Nenhum comentário:

Postar um comentário