terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Abelhas - Parte IV



07.            COMUNICAÇÃO E ORIENTAÇÃO DAS ABELHAS

    As abelhas, em sua maioria, são dotadas de processo de orientação excepcional de comunicação que é baseado, principalmente, tendo o sol como referência. Porém essa comunicação varia de acordo com a espécie da abelha.
     Para retornar à colméia, as campeiras aprendem a situar sua habitação assim que fazem os primeiros vôos de treinamento e reconhecimento. É importante saber que todas as abelhas possuem a rara propriedade de enxergar a luz do sol (que é seu referencial mesmo nos dias nublados e encobertos), graças a sua sensibilidade à radiação ultravioleta emitida pelo sol. As abelhas, nem sempre utilizam o mesmo sistema de orientação, para guiar suas companheiras em relação as fontes de alimento recém descobertas. Neste caso, quando querem informar sobre a localização e fontes de alimentos, algumas abelhas campeiras transmitem a informação por meio de um sistema de dança. Quando a fonte de alimento está situada  a menos de cem metros da colméia, a campeira executa uma dança em círculo, e, quando a fonte de alimento está localizada a mais de cem metros, a campeira dança em requebrado. Nas duas situações, a campeira indica a direção da fonte de alimento pelo ângulo da dança, em relação ao por do sol.
07.1.      COMUNICAÇÃO EM ALGUMAS ESPÉCIES
    Existem espécies onde as campeiras chegam com alimento correndo em ziguezague e produzindo um som que estimula a saída de outras abelhas, e, estas, por suas vez, vão à procura da fonte que tenha o mesmo odor do alimento trazido pelas primeiras. Isso ocorre com as abelhas Jataí, Mirim e Mosquito.
     Na espécie Bombus, a coletora chega com o pólen e as outras campeiras comem parte deste pólen. Depois partem para procurar uma fonte de pólen com o mesmo cheiro.
    As abelhas do gênero Trigonisca, Frieseomelitta, e Duckeola informam sobre a fonte de alimento correndo e batendo nas companheiras, soltando o cheiro do alimento.
    A espécie Iraí também reparte o alimento produzindo um som característico, e quando em grupo de aproximadamente 50 abelhas já “conhece” o odor do alimento e o som, este sai em busca de nova fonte.
    Em espécies de Partamona, a campeira vai até a colméia, estimula a saída de outras campeiras e vai guiando-as até a fonte liberando uma substância produzida por uma glândula mandibular para orientá-las.
     Outras espécies podem guiar-se apenas pelo som, para indicar a distância da fonte à colméia, como a Melipona, ou ainda, guiar-se apenas pelo odor da amostra de alimento trazida pela primeira coletora.
08.            AS ABELHAS E A POLINIZAÇÃO
     Polinização é o transporte do pólen dos estames de uma flor até a parte feminina de outra, deste modo, obtém-se as sementes que produzirão uma nova planta.
      Em alguns casos, o pólen é transportado pelo vento, mas há plantas que dependem dos animais, especialmente de insetos para que ocorra a polinização.
      As abelhas são um dos insetos polinizadores mais importantes, já que visitam muitas flores. Quando pousam sobre uma flor, seu corpo fica coberto de pólen e, ao visitar a flor seguinte, parte do pólen se desprende, polinizando a planta.
      Elas são muito importantes para a agricultura. Muitas das plantas que cultivamos, e sobretudo as árvores frutíferas (a pereira, a macieira, etc), dependem dos insetos para sua polinização.
      Algumas vezes, colméias são instaladas perto das plantações para favorecer a fecundação e, deste modo, contribuir para a obtenção de uma colheita mais rica e abundante.
09.            PRODUTOS E ALIMENTOS DAS ABELHAS
09.1.      O MEL
     Conhecido desde antigüidade, o mel durante muito tempo, era o único produto doce usado pelo homem em sua alimentação, até ser substituído gradualmente por açúcares, como o extraído da cana. É o melhor e mais antigo adoçante para uso familiar e industrial com mercado (venda) sempre garantido.
   Mel é o produto alimentício produzido pelas abelhas a partir do néctar das plantas, que vivem sobre algumas espécies vegetais e algumas espécies de abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam amadurecer nos favos da colméia.
    É líquido, espesso, pastoso, em geral têm cor amarelada, raramente acastanhada ou avermelhado, excepcionalmente esverdeado.
    Dos produtos fornecidos pelas abelhas, o mel é sem dúvida o mais conhecido. Este é o produto final da elaboração pelas abelhas do néctar retirado das flores e submetido a transformações químicas dentro do seu corpo e depois, já nas células, de evaporação, sob a ação do calor e ventilação dentro da colméia. O homem utiliza-se fartamente do mel como alimento, entretanto, sem desconhecer suas qualidades medicinais.
      O mel, na verdade, é o único produto que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. É ainda um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais. Além disso, é um dos poucos alimentos de reconhecida ação antibactericida, que contém em proporções equilibradas: fermento, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos.
     Cada abelha vive em média seis semanas. Quando o alimento diminui, todas as atividades são interrompidas  e a  colméia vive do  mel armazenado na época da fartura.
09.1.1.                    SABOR E COLORAÇÃO DO MEL
           Produto processado a partir do néctar das flores, o mel tem sua cor e sabor diretamente relacionada com a predominância da florada. Com relação a coloração, há basicamente os méis claros e os escuros. Geralmente, os de coloração clara apresentam sabor e aroma mais suaves que os escuros e por isso são mais apreciados.   No entanto, os méis mais escuros são mais ricos em proteínas e sais minerais, sendo portanto, mais ricos no ponto de vista nutritivo.
          Além de proteína e sais minerais, o mel apresenta ainda em sua constituição proteínas, enzimas, hormônios, partículas de pólen e de cera, aminoácidos, dextrinas e um grande número de ácidos que apresenta o PH do mel, seu grau de acidez 3,9. Mais adiante, no decorrer de nossa pesquisa, mostraremos detalhadamente toda esta composição de vitaminas do mel.
          Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a maioria dos méis puros, genuínos, acabam cristalizando-se (açucarando) com o tempo. É importante esclarecer ainda que as qualidades dependem também das espécies produtoras e das matérias primas que empregam. Por exemplo, quando possuem sabor e aromas delicados, provêm de néctares de plantas aromáticas, como a laranjeira, a acácia, etc. Outros, possuem sabor amargo, quando as abelhas visitaram com insistência flores como os pinheiros. Outro fator que influencia suas qualidades é como se extraem os favos.
          Àquele que escorre sem qualquer pressão é mais puro e mais claro é o chamado mel virgem. Informaremos mais adiante estes detalhes quando chegarmos no item da apicultura (criação de abelhas com ferrão) e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).

12.1.2.  NUTRIENTES DO MEL

 O mel contém em cada 100 gramas: cálcio 04 mg; fósforo 19 mg; ferro 0,7 mg; carbohidratos 75 mg., o que perfaz, um total calórico  de 310 calorias. Um indivíduo normal deve ingerir hidratos de carbono na quantidade necessária, ou seja, de 67 gramas por quilo de peso corporal ao dia para manter suas atividades. Exemplo: Uma criança precisa em média de 150 g de hidrato de carbono ao dia. Cada sachê de 7 gramas de mel fornece ao organismo em torno de 31,10 calorias e 7,6 de hidrato de carbono, portanto, o mel é um alimento energético.

12.1.3.  COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO MEL

A exata composição do mel é:
Efeitos do mel no organismo:
Água: de 12,7 a 27,0%
Imunológico
Glicose: de 24,7 a 36,9%
Antibacteriano
Levulose: de 40,2 a 43,6%
Antiinflamatório
Sacarose: de 00,00 a 10,1%
Analgésico e sedativo
Cinzas: de 00,03 a 00,09%
Hiposensibilizador


12.1.4. COMPOSIÇÕES ESPECÍFICAS DAS VITAMINAS DO MEL

Vitaminas – Vitamina A, Vitamina B (Tiamina), Vitamina B2 (Riboflavina), Vitamina B5 (Ácido Pantotênico), Vitamina B6 (Piridoxima), Vitamina B (Ácido Fólico), Vitamina C (Ácido Ascórbico), Vitamina H (Biotina), Vitamina PP (Niaciamina, niacina, ácido nicotínico);

Sais minerais – Cálcio, fósforo, enxofre, potássio, cloro, ferro, manganês, cobre, sílica, sódio;

Enzimas – Invertase, diastase, lipase, inulase, glicose-oxidase, catalase e fosfatase ácida;

Proteínas e aminoácidos - Prolinas, lisina, ácido glutâmico, ácido aspártico, arginina, cistina, glicina, histidina, isoleucina, leucina, metionina, felilalanina, serina, treonina, triptofano e tirocina.
Temos ainda na composição do mel: cetonas e aldeídos e os  ácidos e seus éteres.
12.1.5.   UMIDADE DO MEL
A presença de umidade no mel é normal, no entanto nele também existem levedos que podem ativar a fermentação desde que existam condições favoráveis, como: ar e umidade alta.
A umidade ideal no mel é de 16,8 à 17%, o que permitirá que este possa ser guardado por muitos meses sem perigo de fermentar.
Acima de 21% de umidade, o mel fica, sujeito a fermentação em curto espaço de tempo, não é aceito na comercialização, ou somente com grande desconto no preço, já que, vai depender de desumidificação com perda de peso.
A umidade alta do mel não depende unicamente de favos operculados ou maduros, mas também das condições geográficas do clima e do néctar, de acordo com a sua origem botânica, e até da própria linhagem das abelhas. Por exemplo: em regiões com elevada umidade do ar, o mel é igualmente afetado com uma  maior. Para corrigir esta característica do mel, o apicultor deve adotar os seguintes procedimentos:
01.  Antes de centrifugar os favos, em caso de existência de favos ainda não totalmente operculados ou mesmo maduros, recomenda-se mantê-los numa sala ou câmara, com circulação de ar quente à 35o C, durante 24 horas, afim de reduzir substancialmente o teor de umidade final.
02.  Abrir a tampa do tambor ou lata e aquecer em “banho-maria” a uma temperatura de 40 à 45oC durante umas 12 horas, mexendo o mel vez ou outra, para ajudar na evaporação da água.
03.  Usar um desumidificador industrial. Centrifugar e processar o mel, sempre em dias secos com baixa umidade.
04.  Colher sempre que possível, favos completamente operculados. Para conhecer e    controlar a umidade do seu mel, o apicultor, precisa ter um refratômetro de bolso ou de mesa, instrumento destinado à medir o teor de umidade do produto.











FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)


www.trampoescolar.com - Trabalhos Escolares, Educação e Diversão! ENEM, VESTIBULAR, TRABALHOS ESCOLARES DE TODAS AS MATÉRIAS COMO: BIOLOGIA, ED. FÍSICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMÁTICA, LITERATURA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, QUÍMICA E MUITO MAIS!!!
tudo grátis -> trabalhos escolares prontos, trabalhos feitos, trabalhos acadêmicos, trabalhos universitários, monografias, teses, tcc, trabalho de conclusão de curso, informativos, livros, revistas, artigos, artigos científicos, artigos imparcialistas, documentos de investigações, monografias, resenhas, paper, ensaios, bibliografias, textos, traduções, regras ABNT, Vancouver, digitações, dissertações, projetos, pesquisas, conteúdos para o ensino médio, fundamental, vestibulares e cursos, coletâneas, frases, conclusões, mensagens, citações, temas, textos jornalísticos, gêneros literários, arquivos, relatórios, apostilas, publicações, revisões, anteprojetos, resenhas, orientações, poesias, receitas, doutrinas, plano de negócios. Educação, educacional, escola, escolar, escolres, estudos, estudante, estudando, professor, professora, professores, ensino, ensinar, ensinando, instrução, instruir, instruído, instruindo, educar, educando, eduque. Tudo gratuito, gratuitamente, grátis. geografia, geofísica egeologia. Trabalhos Escolares, normas abnt, trabalhos prontos, monografia, trabalhosescolares, Encontre aqui trabalhos escolares prontos gratis, faca sua pesquisa escolar em milhares de trabalhos prontos e artigos revisados.
Monografia, monografias, trabalhos prontos revisados, tcc tema. Milhares de trabalhos prontos, monografias, teses, tcc .... trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.
Trabalhos Escolares - Cola da Web coladaweb trabalhos-escolares O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda
Cola da Web - Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares Prontos, Encontre aqui trabalhos escolares e acadêmicos prontos grátis, faça sua pesquisa escolar em milhares de artigos, lista de resumos, downloads de livros e Imagens de trabalhos escolares
Brasil Escola - Educação, vestibular, guerras, pedagogias, Trabalho escolar, trabalhos escolar, trabalho pronto escolar, trabalho escolar pronto, biblioteca virtual, educação, escola, apostilas, trabalhos escolares,
Trabalho Escolar - Pesquisas Escolares - Grupo Escolar O Grupo Escolar é um canal de estudos repleto de pesquisas escolares sobre diversos temas. Faça seu trabalho escolar aqui e estude muito!
Trabalhos Escolares - como fazer, orientações, partes de um, trabalho.htm trabalho escolar, como fazer, pequisa, partes, etapas, dicas.
Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares, pesquisa-escolar de beleza indescritível poderia ter inspirado os elogios de Caminha à nova terra. Internet · Universidades. Páginas de Pesquisas. Trabalhos Escolares▻
Monografias Prontas & Trabalhos Prontos Escolares Trabalhos escolares, Trabalhos Prontos e Monografias Prontas para entrega. Elaboramos trabalhos escolares, monografias prontas, trabalhos prontos e Trabalhos de Qualidade Prontos, Assistência a Qualquer Trabalho, TrabalhosFeitos - Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos; Trabalhos, TrabalhosFeitos é uma crescente comunidade de trabalhos escolares e Anúncio relacionado a trabalhos escolares
TCCs Prontos Exclusivos trabalhosprontos Pesquisas relacionadas a trabalhos feitos trabalhos prontos trabalhos feitos anhanguera trabalhos feitos em casa trabalhos feitos


Nenhum comentário:

Postar um comentário