terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Abelhas - Parte IX


PARTE II

43. ABELHAS SEM FERRÃO  –  SUA IMPORTÂNCIA

43.1.   INTRODUÇÃO

Segundo estudiosos no assunto, todas as abelhas possuem ferrão. O que acontece com as abelhas chamadas sem ferrão é que seu ferrão é atrofiado. As abelhas nativas são conhecidas no meio científico como Meliponídeos. Pertencem a ordem Hymenóptera, à sub família Meliponae.  Nesta parte de nossa pesquisa citaremos várias vezes o termo abelha sem ferrão, por que é assim que elas são usualmente conhecidas. As abelhas sem ferrão, são conhecidas como abelhas nativas ou indígenas. São as abelhas brasileiras. As abelhas sem ferrão, divididas em  Meliponas e Trigonas, são verdadeiramente insetos sociais.


Características
Melipona
Trigona
Tipo de Entrada
De barro
De cerume
Tamanho do Corpo
Maior
Menor
Abelhas da Colônia
500 a 1000 abelhas
Mais de 3000 abelhas
Tamanho do favo da rainha
Iguais ao das operárias
Maior que o das operárias
Exemplos
Mandaçaia,Uruçu, Jandaíra
Jataí, Iraí


As abelhas sociais brasileiras, popularmente chamadas de abelhas indígenas sem ferrão, são as mais conhecidas. Existem mais de 300 espécies diferentes, algumas das quais freqüentemente criadas para a produção de mel. Essas abelhas indígenas são insetos nativos do território brasileiro, ou seja, não foram trazidas e introduzidas pelo homem de outras partes do mundo, como ocorreu com as abelhas melíferas, que apresentamos no início de nosso trabalho.
Como já dissemos anteriormente, estas abelhas não produzem mel como as abelhas africanizadas e européias.
Os ninhos dessas abelhas são encontrados, de acordo com a espécie, em locais bastante diversos, havendo aquelas que constróem ninhos subterrâneos , dentro de cavidades já existentes, formigueiros abandonados, entre raízes de árvores, etc. Outras constróem ninhos aéreos, presos a galhos ou paredes. A maioria das espécies, entretanto, constrói seus ninhos dentro de cavidades existentes nos troncos ou galhos das árvores, como a jataí, a mandaçaia, a timirim e outras espécies. Muitas dessas espécies, que utilizam cavidades em madeira, são muitas vezes encontradas em cavidades existentes em muros e paredes de alvenaria, como acontece com a jataí, a iraí e a mirim. Algumas espécies fazem ninhos dentro de cupinzeiros como acontece com a cupira. Dentro dos ninhos elas guardam mel e pólen em potes ovalados de cerume. Eles ficam localizados próximos aos favos de cria, dependendo do espaço disponível na colônia.
O interessado em abelhas indígenas precisa atentar para o fato de que  muitas vezes o nome popular varia de uma região para outra, de tal forma que pode acontecer de uma única espécie receber, em regiões diversas, denominações diferentes e, muitas vezes, o mesmo pode ser usado para designar várias espécies de abelhas.
Como as abelhas são polinizadoras de plantas, cultivadas ou não, é importante que se atente para o fato de que, mais importante que o mel produzido por elas, é a polinização.
Dada a grande importância das abelhas indígenas é preciso que se preservem estas espécies, pois muitas delas estão sendo destruídas, seja pelo desmatamento e queimadas, seja pelo uso indiscriminado de agrotóxicos.
Como muitas dessas espécies produzem mel saboroso e muito procurado, os próprios meleiros, que retiram o mel destruindo a colméia, contribuem para e extinção dessas abelhas em algumas regiões.


44. MELIPONICULTURA – CRIAÇÃO DAS ABELHAS SEM FERRÃO

            A criação dessas abelhas e a sua exploração racional podem contribuir para a preservação das espécies e dar ao meliponicultor oportunidade de obter mel. Esta atividade vem sendo desenvolvida há bastante tempo em diversas regiões do país, especialmente no Norte e Nordeste, havendo meliponicultores que possuem grande número de colméias de uma única espécie, como á o caso da tiúba no Maranhão ou a Jandaíra no Ceará, Rio Grande do Norte e aqui em Pernambuco.. Existem ainda muitos meliponicultores que criam abelhas indígenas como passatempo, explorando o mel apenas esporadicamente. Colônia de abelhas indígenas podem ser obtidas pela atração de enxames, pela divisão de colônias já estabelecidas pela captura de colônias existentes na natureza.

45.  POR QUE CRIAR ABELHAS SEM FERRÃO?

O principal interesse pela criação racional de abelhas sem ferrão está no prazer que o manejo diário proporciona ao homem e sua família, uma vez que esta atividade não representa qualquer risco de acidentes com enxames porque as abelhas não ferroam o homem.
Além da questão do lazer do criador e sua família, a atividade pode ainda representar uma renda extra, não tão rendosa como a criação das abelhas com ferrão, através da venda do mel ou pela comercialização dos enxames para os interessados em iniciar ou aumentar uma criação.
É a natureza, e indiretamente o homem, os que mais lucram com os efeitos da criação e preservação destas abelhas, devido aos serviços de coleta de pólen das flores prestados pelas campeiras. Ao se movimentar sobre as flores em busca do pólen, as abelhas promovem a fertilização das plantas, assegurando a sua multiplicação e perpetuação. Grande parte dos vegetais presentes no Brasil dependem exclusivamente da polinização realizada por estas espécies de abelhas sem ferrão. Daí a grande importância de se preservar estas abelhas, evitando-se o desmatamento desordenado, as queimadas e o uso indiscriminado de agrotóxicos.

46.    QUEM SÃO ESSAS ABELHAS?

As abelhas sem ferrão, assim chamadas por apresentarem este instrumento de defesa atrofiado, são verdadeiramente insetos sociais. As colônias possuem uma rainha mãe, várias gerações de operárias, além dos machos dependendo da condição geral da população.
Geralmente, encontramos machos nas épocas onde existe bastante alimento e presença de células reais, sinal que haverá em breve fecundação de rainhas virgens. Os machos são menores e não possuem corbícula, existente nas patas traseiras das operárias, responsável pela coleta de pólen das flores.
As operárias de meliponídeos vivem, em média, 30 a 40 dias e são quase brancas ao saírem dos favos, escurecendo com o passar do tempo. Na vida adulta, desempenham diversas funções no ninho, seguindo normalmente a seguinte ordem: faxineiras, nutrizes, arquitetas, ventiladoras, guardas e campeiras.
A rainha, quando fecundada, apresenta o ventre bem dilatado, podendo ser localizada facilmente a olho nu. Normalmente, habita a área de cria, circulando entre os favos. Existem poucos relatos de fuga de meliponídeos, devido a impossibilidade de vôo da rainha fecundada.
Essas abelhas indígenas são insetos nativos do território brasileiro, ou seja, não foram trazidas e introduzidas pelo homem de outras partes do mundo, como ocorreu com as abelhas melíferas. Elas constróem seus ninhos em ocos de árvores, cupinzeiros e formigueiros abandonados, e nos mais variados locais onde encontram espaço e segurança suficientes para o desenvolvimento da colônia (postes, paredes, muros, armários, pedreiras, etc.).
Na elaboração dos ninhos, as abelhas utilizam diversos “materiais de construção” tais como a cera pura, o cerume (mistura de cera + própolis) ou ainda o batume (própolis + barro), destinados à delimitação do espaço.
Dentro dos ninhos, elas guardam mel e pólen em potes ovalados de cerume. Eles ficam localizados próximos aos favos de cria, dependendo do espaço disponível na colônia. Os favos de cria, normalmente dispostos em forma de discos empilhados, sendo que algumas espécies envolvem a área de cria com uma capa folheada de cerume (invólucro), para proteger larvas e abelhas mais jovens das variações de temperatura.
No Brasil, existem mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão, divididas em Meliponas e Trigonas. Através de algumas características gerais podemos distinguir esses dois grupos (observe a tabela abaixo). Entretanto para se identificar as espécies dentro de cada grupo, somente conhecendo e observando criteriosamente as várias partes que compõem o corpo das abelhas, tarefa restrita aos especialistas da área (pesquisadores e criadores).

Características
Melipona
Trigona
Tipo de entrada
De Barro
De cerume
Tamanho do corpo
Maior
Menor
Abelhas na colônia
500 a 1000 abelhas
Mais de 3000
Tamanho do favo da rainha
Iguais aos das operárias
Maior que o das operárias
Exemplos
Mandaçaia, Jandaíra, Uruçu, Guaraipo, Manduri.
Jataí, Iraí, Irapuá.


47.  INSTALAÇÃO  DO  MELIPONÁRIO
47.1.   TIPOS DE CAIXAS RACIONAIS

No interior do país é comum encontrarmos abelhas sem ferrão sendo criadas em troncos de árvores cortados e fechados com barro. Para dar condições ao homem de coletar o mel devidamente, foram criados diversos tipos de caixas racionais para as mais diversas espécies de abelhas, como: modelo Paulo Nogueira Neto (PNN); modelo CAPEL; modelo baiano; modelo Uberlândia (KERR); modelo UFRRJ.
            O modelo URRRJ apresenta as seguintes partes: ninho, gaveta, melgueira e tampa. As dimensões internas variam de acordo com a espécie. As gavetas são colocadas com a simples intenção de aumentar a altura do espaço da área de cria.
            A melgueira colocada na parte superior possibilita uma colheita de mel sem que a área da cria fique exposta. É na melgueira que os potes de mel e pólen são colocados pelas abelhas. Muitas vezes, as abelhas podem construir potes de alimento na área em torno dos favos de cria. O criador pode transferi-los para a melgueira deixando assim, mais espaço para o crescimento da cria.




FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)


www.trampoescolar.com - Trabalhos Escolares, Educação e Diversão! ENEM, VESTIBULAR, TRABALHOS ESCOLARES DE TODAS AS MATÉRIAS COMO: BIOLOGIA, ED. FÍSICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMÁTICA, LITERATURA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, QUÍMICA E MUITO MAIS!!!
tudo grátis -> trabalhos escolares prontos, trabalhos feitos, trabalhos acadêmicos, trabalhos universitários, monografias, teses, tcc, trabalho de conclusão de curso, informativos, livros, revistas, artigos, artigos científicos, artigos imparcialistas, documentos de investigações, monografias, resenhas, paper, ensaios, bibliografias, textos, traduções, regras ABNT, Vancouver, digitações, dissertações, projetos, pesquisas, conteúdos para o ensino médio, fundamental, vestibulares e cursos, coletâneas, frases, conclusões, mensagens, citações, temas, textos jornalísticos, gêneros literários, arquivos, relatórios, apostilas, publicações, revisões, anteprojetos, resenhas, orientações, poesias, receitas, doutrinas, plano de negócios. Educação, educacional, escola, escolar, escolres, estudos, estudante, estudando, professor, professora, professores, ensino, ensinar, ensinando, instrução, instruir, instruído, instruindo, educar, educando, eduque. Tudo gratuito, gratuitamente, grátis. geografia, geofísica egeologia. Trabalhos Escolares, normas abnt, trabalhos prontos, monografia, trabalhosescolares, Encontre aqui trabalhos escolares prontos gratis, faca sua pesquisa escolar em milhares de trabalhos prontos e artigos revisados.
Monografia, monografias, trabalhos prontos revisados, tcc tema. Milhares de trabalhos prontos, monografias, teses, tcc .... trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.
Trabalhos Escolares - Cola da Web coladaweb trabalhos-escolares O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda
Cola da Web - Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares Prontos, Encontre aqui trabalhos escolares e acadêmicos prontos grátis, faça sua pesquisa escolar em milhares de artigos, lista de resumos, downloads de livros e Imagens de trabalhos escolares
Brasil Escola - Educação, vestibular, guerras, pedagogias, Trabalho escolar, trabalhos escolar, trabalho pronto escolar, trabalho escolar pronto, biblioteca virtual, educação, escola, apostilas, trabalhos escolares,
Trabalho Escolar - Pesquisas Escolares - Grupo Escolar O Grupo Escolar é um canal de estudos repleto de pesquisas escolares sobre diversos temas. Faça seu trabalho escolar aqui e estude muito!
Trabalhos Escolares - como fazer, orientações, partes de um, trabalho.htm trabalho escolar, como fazer, pequisa, partes, etapas, dicas.
Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares, pesquisa-escolar de beleza indescritível poderia ter inspirado os elogios de Caminha à nova terra. Internet · Universidades. Páginas de Pesquisas. Trabalhos Escolares▻
Monografias Prontas & Trabalhos Prontos Escolares Trabalhos escolares, Trabalhos Prontos e Monografias Prontas para entrega. Elaboramos trabalhos escolares, monografias prontas, trabalhos prontos e Trabalhos de Qualidade Prontos, Assistência a Qualquer Trabalho, TrabalhosFeitos - Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos; Trabalhos, TrabalhosFeitos é uma crescente comunidade de trabalhos escolares e Anúncio relacionado a trabalhos escolares
TCCs Prontos Exclusivos trabalhosprontos Pesquisas relacionadas a trabalhos feitos trabalhos prontos trabalhos feitos anhanguera trabalhos feitos em casa trabalhos feitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário