terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Abelhas - Parte V


07.1.      O PÓLEN
Conhecido também como o pão das abelhas, o pólen é um produto riquíssimo em proteínas, vitaminas e hormônios de crescimento, encerrando todos os elementos indispensáveis à vida dos organismos vivos. Sua importância é tanta que basta dizer que, na falta de pólen, as abelhas não sobrevivem. É um produto tão perfeito que, até hoje, o homem não conseguiu elaborar um substituto que pudesse ser fornecido às abelhas.
Apesar de ser riquíssimo em vitaminas (principalmente A e P), proteínas e hormônios, o pólen ainda não é muito empregado como produto medicinal. No entanto, pesquisadores soviéticos asseguram que o pólen apresenta ação eficaz nos casos de anemia, regulariza o funcionamento dos intestinos, abre o apetite, aumenta a capacidade de trabalhar, baixa a pressão arterial e aumenta a taxa de hemoglobina no sangue.
Estudiosos franceses demonstraram que cobaias alimentadas com pequenas doses de pólen, acusaram desenvolvimento mais rápido, acelerado e ganho de peso.
O pólen não é remédio, e sim um alimento que fortalece o organismo.
INDICAÇÕES:
a)      Fortificante geral para desgaste físico e intelectual;
b)      Descongestiona a próstata, rins e fígado;
c)      Melhora a pele e fortifica os cabelos;
d)     Estimula o pâncreas, combatendo o diabetes;
e)      Favorece a fertilidade;
f)       Nos transtornos de gravidez e menopausa;
g)      Nas afecções orgânicas funcionais (coração, estômago, vesícula e digestão).
07.2.      GELÉIA REAL
É um produto natural, secretado pelas glândulas hipofaringeanas das abelhas jovens (com 3 a 12 dias de vida adulta) e contém notáveis quantidades de proteínas (43a 48%), lipídeos (8 a 11%), carboidratos, vitaminas, hormônios, enzima, substâncias minerais, fatores vitais específicos, substâncias biocatalisadoras nos processos de regeneração das células que  desenvolve uma importante ação fisiológica. Na colméia, é utilizada na alimentação das larvas de abelhas operárias até o terceiro dia de vida, e das larvas dos zangões.
Indiscutivelmente na natureza não tem outro alimento tão rico e poderoso como a geléia real.
Mas, este produto é mais conhecido como alimento por excelência, da rainha. Pode-se dizer que, graças a geléia real a abelha rainha é superior, em relação às operárias. A rainha que  é alimentada com a geléia durante toda sua vida, atinge o dobro do tamanho da operária, possui um aparelho sexual desenvolvido que lhe permite uma fecundação extraordinária e a sua vida é longa (chega até a cinco anos), enquanto a vida média das operárias é de 5 a 6 semanas.
É um alimento semelhante ao mel. É uma substância fluida e clara, ligeiramente aromática e adstringente. Sua produção é lucrativa, mas depende de conhecimentos especiais.
Para o homem, a geléia real tem ação vitalizadora e estimulante do organismo, aumenta o apetite e tem comprovado efeito antigripal. Não se conhece, na biologia e medicina, outra substância com semelhante efeito sobre o crescimento, longetividade e reprodução das espécies.
É utilizada pelo homem na fabricação de cosméticos para a pele, ajuda no desenvolvimento mental da criança, no tratamento do raquitismo (fraqueza dos ossos), regulariza as funções do sistema nervoso, cardiovascular, aparelhos respiratórios, digestivos, rins, fígado e diminui o stress.
07.2.1.                    COMO CONSERVAR A GELÉIA REAL
·         Quando pura, guardar na geladeira em frasco escuro e bem fechado.
·         Quando misturada com mel pode ser guardada em ambiente normal, sem colocar na geladeira.
·         Fatores que prejudicam sua conservação: calor excessivo, luz, ar com processamento inadequado.
·         O ar provoca oxidação da geléia real.
·         A melhor técnica para conservação é a liofilização ou sua transformação em pó.
07.3.      PRÓPOLIS
Constituída de resinas vegetais que as abelhas coletam de determinadas árvores, cera, pólen e ácidos e gorduras, a própolis é uma substância que as abelhas processam para fechar frestas da colméia, soldar peças e componentes móveis da sua moradia e ainda, diminuir a entrada do alvado nas épocas frias. A própolis garante a pureza e higiene das abelhas e de seu habitat. As campeiras são obrigadas, ao entrar ou sair da colméia, a passar por um corredor revestido de própolis, o que é um verdadeiro banho desinfetante. Com essa operação de limpeza elas são desinfetadas das bactérias que são destruídas pela própolis. As virtudes terapêuticas desse produto das abelhas são relatadas através da história. Os egípcios a usavam para embalsamar mortos antes de enfaixá-los. Sua ação bacteriana ajudou na conservação dos corpos.
Seu maior interesse para o homem, no entanto, é sua ação antibiótica e anti-séptica. As abelhas empregam a própolis para impermeabilizar e envernizar as paredes da colméia. Além disso, qualquer corpo estranho (pequenos animais mortos, como camundongo) que não consiga remover para fora da colméia, é encapado com uma camada de própolis  para impedir ou retardar o processo de putrefação. Dessa forma, o cadáver do animal fica mumificado com a camada de própolis e seu processo de decomposição é retardado por vários anos.
Além de propriedades antibióticas, a própolis apresenta ação imunológica, anestésica, cicatrizante e antiinflamatória. Comercialmente, a própolis é vendida em solução, e em concentrações variáveis. O produto foi testado experimentalmente e aprovado em doenças como faringites, câncer de garganta, pulmão e infecções gerais, em diferentes concentrações.
Outras doenças comuns que são tratadas com a própolis: acne, calos, dermatose, verrugas, urticárias, queimaduras, eczemas, furúnculos, herpes, amigdalite, faringite, laringite, piorréia, aftas, rouquidão, cistite, corrimento, prostatite, vaginite, gripe, tosse, bronquite, úlcera, halitose, colite, etc.
A própolis, sem dúvida, é um dos produtos apícolas de maior eficácia, quanto aos princípios ativos transmitidos da planta ao homem. Por ser um produto muito potente, largamente utilizado na Europa, Rússia e Estados Unidos e utilizado muito pouco ainda no Brasil, os estudiosos recomendam o seu uso com cautela, sem exagero e sempre com pouca constância (máximo de 90 dias), pois a própolis possui a propriedade comprovada de um antibiótico natural. Assim, ela não deve ser usada por períodos longos, apesar de não possuir contra indicações.
07.4.      APITOXINA - O VENENO DAS ABELHAS
Apesar de ser um produto letal para o homem, quando aplicado em grandes proporções, o veneno das abelhas é um consagrado medicamento contra diversos distúrbios e afecções. Em países como Estados Unidos e Rússia, o veneno das abelhas é um remédio popular indicado contra várias doenças. Sem dúvida, o tratamento contra reumatismo, à base dessa substância é bastante conhecido.  Mas a “apitoxina”, como é conhecido o veneno, é empregada com sucesso em tratamento contra nefrites e nevralgias, nas afecções cutâneas, doenças oftálmicas, na redução da taxa de colesterol no sangue e contra a hipertensão arterial.
No Brasil, a apitoxina é praticamente desconhecida. Nos Estados Unidos ela é administrada por meio de picadas naturais das abelhas, injeções subcutâneas, pomadas, inalações e até mesmo por comprimidos.
07.5.      CERA
A cera é elaborada pelas abelhas para a construção e manutenção dos favos (que servem para depósito de mel) de suas colméias, também é aproveitada pelo homem. Segundo estudos científicos, a abelha para produzir 1 (um) Kg. de cera consome em média 7 a 8 Kg. de mel.
Esse material é utilizado na fabricação de velas com a vantagem de serem aromáticas. Da cera produzida pelas abelhas o homem também usa para fabricar lápis de cor, confecção de cosméticos, produtos farmacêuticos e odontológicos, tintas, lentes telescópicas, mobiliário,  material de depilação,  para fazer impermeabilizantes, etc.
08.            APICULTURA & MELIPONICULTURA
    Somente para esclarecer, vamos distinguir a diferença entre “apicultor” de “meliponicultor”. A apicultura é a criação de abelhas com ferrão que são  importadas, as trazidas para o Brasil, como já vimos no início de nosso trabalho. E  meliponicultoré o criador de abelhas sem ferrão, que são as nativas (ou indígenas) do Brasil.
    As abelhas importadas produzem muito mais mel que as nativas, por esse motivo existe no Brasil muitos apicultores, pois não é viável economicamente ser meliponicultor. Existem alguns poucos criadores de abelhas nativas (como: uruçu, mandaçaia, jandaíra, etc), alguns deles são pesquisadores, outros colecionadores e também por lazer. Não descartamos a comercialização do mel dessas abelhas, apenas sua produção é inferior às abelhas importadas.
09.            A  APICULTURA E A HISTÓRIA
     É o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las, convenientemente, em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas, a extração e comercialização do mel, cera, geléia real e própolis.
     Atualmente, China, México e Argentina são os principais países exportadores; Alemanha e Japão os maiores importadores. A apicultura é uma atividade muito antiga, suas origens estão na pré-história. São famosos os desenhos descobertos nas cavernas da Espanha, mostrando o homem primitivo colhendo o mel de um enxame, com o auxílio de uma escada de cordas presa ao topo de um barranco. Antigos registros do Egito, Mesopotâmia e Grécia descrevem fatos sobre a criação de abelhas. A Bíblia faz inúmeras referências ao mel e enxame de abelhas. Portanto, o homem e as abelhas já se conhecem há muitos séculos.
   A exploração dessa atividade sempre foi feita de forma rudimentar e antieconômica, obtendo-se o mel e a cera em pequenas quantidades, pouco se interessando pela vida no interior da colméia. Os enxames eram quase totalmente destruídos no momento da colheita do mel, tendo que se refazer a cada ano. Mas, com o conhecimento adquirido através dos tempos, hoje o convívio com a abelha é bem diferente. É esta modernização que vamos tentar mostrar para vocês, da melhor maneira possível, em nosso trabalho.
       O apicultor é a pessoa que se encarrega de cultivar os produtos proporcionados pelas abelhas. As colméias artificiais que o homem fornece às abelhas são muito variadas e têm evoluído com o tempo. As mais rústicas, eram simples troncos ocos ou cestos de vime. Hoje em dia, utilizam-se diferentes tipos de caixas que são muito mais práticas e fáceis de manejar.
     O apicultor sabe qual é o melhor momento para colher o mel e que quantidade pode extrair sem prejudicar as abelhas produtoras. Tira unicamente os favos que contêm mel maduro e os coloca em uma máquina centrífuga e, em seguida, extrairá o mel sem quebrar os favos, os quais, podem ser utilizados novamente. Antes de angarrafá-lo, filtra-o para que fique livre dos restos de cera.






FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)


www.trampoescolar.com - Trabalhos Escolares, Educação e Diversão! ENEM, VESTIBULAR, TRABALHOS ESCOLARES DE TODAS AS MATÉRIAS COMO: BIOLOGIA, ED. FÍSICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMÁTICA, LITERATURA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, QUÍMICA E MUITO MAIS!!!
tudo grátis -> trabalhos escolares prontos, trabalhos feitos, trabalhos acadêmicos, trabalhos universitários, monografias, teses, tcc, trabalho de conclusão de curso, informativos, livros, revistas, artigos, artigos científicos, artigos imparcialistas, documentos de investigações, monografias, resenhas, paper, ensaios, bibliografias, textos, traduções, regras ABNT, Vancouver, digitações, dissertações, projetos, pesquisas, conteúdos para o ensino médio, fundamental, vestibulares e cursos, coletâneas, frases, conclusões, mensagens, citações, temas, textos jornalísticos, gêneros literários, arquivos, relatórios, apostilas, publicações, revisões, anteprojetos, resenhas, orientações, poesias, receitas, doutrinas, plano de negócios. Educação, educacional, escola, escolar, escolres, estudos, estudante, estudando, professor, professora, professores, ensino, ensinar, ensinando, instrução, instruir, instruído, instruindo, educar, educando, eduque. Tudo gratuito, gratuitamente, grátis. geografia, geofísica egeologia. Trabalhos Escolares, normas abnt, trabalhos prontos, monografia, trabalhosescolares, Encontre aqui trabalhos escolares prontos gratis, faca sua pesquisa escolar em milhares de trabalhos prontos e artigos revisados.
Monografia, monografias, trabalhos prontos revisados, tcc tema. Milhares de trabalhos prontos, monografias, teses, tcc .... trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.
Trabalhos Escolares - Cola da Web coladaweb trabalhos-escolares O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda
Cola da Web - Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares Prontos, Encontre aqui trabalhos escolares e acadêmicos prontos grátis, faça sua pesquisa escolar em milhares de artigos, lista de resumos, downloads de livros e Imagens de trabalhos escolares
Brasil Escola - Educação, vestibular, guerras, pedagogias, Trabalho escolar, trabalhos escolar, trabalho pronto escolar, trabalho escolar pronto, biblioteca virtual, educação, escola, apostilas, trabalhos escolares,
Trabalho Escolar - Pesquisas Escolares - Grupo Escolar O Grupo Escolar é um canal de estudos repleto de pesquisas escolares sobre diversos temas. Faça seu trabalho escolar aqui e estude muito!
Trabalhos Escolares - como fazer, orientações, partes de um, trabalho.htm trabalho escolar, como fazer, pequisa, partes, etapas, dicas.
Pesquisa Escolar - Trabalhos Escolares, pesquisa-escolar de beleza indescritível poderia ter inspirado os elogios de Caminha à nova terra. Internet · Universidades. Páginas de Pesquisas. Trabalhos Escolares▻
Monografias Prontas & Trabalhos Prontos Escolares Trabalhos escolares, Trabalhos Prontos e Monografias Prontas para entrega. Elaboramos trabalhos escolares, monografias prontas, trabalhos prontos e Trabalhos de Qualidade Prontos, Assistência a Qualquer Trabalho, TrabalhosFeitos - Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos; Trabalhos, TrabalhosFeitos é uma crescente comunidade de trabalhos escolares e Anúncio relacionado a trabalhos escolares
TCCs Prontos Exclusivos trabalhosprontos Pesquisas relacionadas a trabalhos feitos trabalhos prontos trabalhos feitos anhanguera trabalhos feitos em casa trabalhos feitos


Nenhum comentário:

Postar um comentário