terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sistemas Operativos - Linux



A CAIXA MÁGICA

Introdução

No âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, o professor propôs-nos a fazer um trabalho sobre a matéria dada na aula: Sistemas Operativos.

Eu escolhi o Linux, porque é um projecto que junto com a GNU é concorrente ao Windows/Microsoft, que detém o mercado informático.

Um sistema operativo é um conjunto de programas de “software” que controla os recursos da máquina (“hardware”) de forma a permitir a sua utilização de forma simples pelo utilizador e que serve de interface entre o utilizador e o computado.

Tem como principal funcões:

- Carregar e executar os programas

- Criar e manter os ficheiros de dados

- Gerir os processos de entrada e saída

- Gerir todos os recursos do sistema

- Implementar um ambiente de “máquina virtual” para cada utilizador

- Manter a segurança

- Fornecer meios para traduzir os programas fonte





A GNU/Linux

GNU/Linux é um sistema operativo, composto pelo núcleo Linux e pelas bibliotecas e ferramentas do projecto GNU, além de diversos programas livres feitos por outros programadores e empresas.

O projecto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operativo livre, que qualquer pessoa teria direito de usar e distribuir sem ter que pagar licenças de uso.

Linux é um núcleo, ou seja um sistema de software que oferece uma camada de abstração, controlador/controle de sistema de arquivos, multi-tarefa, rede e segurança.

A partir de 1984 Stallman e vários programadores desenvolveram as peças principais de um sistema operacional (ex:compilador de linguagem C, editores de texto, etc).

Em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds criou o Linux, para sistema operativo.



História do Linux

O núcleo do Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Internet.

Linus Torvalds começou a desenvolver um Linux como objectivo pessoal, inpirando-se no Minix, que é o sistema operativo da Unix.  

As distribuições de GNU/Linux começaram a ser uma alternativa no mercado dos sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS.

A primeira vez que o Linux foi disponibilizado tinha apenas o núcleo com alguns comandos básicos. Foi neste ambiente que surgiu a MCC (Manchester Computer Centre), criada pela Universidade de Manchester, na tentativa de  melhorar a instalação do Linux.

Caixa Mágica, Debian, Fedora, Kurumin, Mandriva, SuSE, Ubuntu Linux e Freedows são algumas das distribuições do Linux mais utilizadas.

A distribuição de Linux portuguesa é a Caixa Mágica, que foi concebida para empresas, particulares, educação e administração pública.


Vantagens do Linux

- É livre: pode-se descarregar o Linux de onde se desejar;

- Multi-tarefa: vários programas podem estar a funcionar ao mesmo tempo sem interferir com a estabilidade;

- Suporta todo o tipo de programas e é um standard universal;

- O Linux pode correr em computadores com pouca memória RAM;

- Ocupa menos espaços no disco que os outros sistemas operativos;

- Código fonte aberto: pode-se analisar como está programada uma aplicação e fazer modificações;

- Velocidade: é mais rápido, porque é melhor a gerir a memória, o processador, o disco rígido;

- Estabilidade: não precisa de ser tantas vezes reiniciado como acontece no Windows;

- Independência de fabricantes de software e hardware;

- Interoperabilidade: pode ser modificado para as necessisdades de cada pessoa;      

- Segurança: dos virus que exitem raros são os que têm compatilidade como o sistema;

- Custo económico mais barato. De acordo com o estudo apresentado em Outubro de 2005 a Linux é 40% mais barato que o Windows e 54% mais barato que Solaris.

A única desvantagem deste sistema operativo é que tem pouco poder no mercado, sendo que esse é um longo objectivo a percorrer.


Linus Torvalds

Linus Torvalds nasceu a 28 de Dezembro de 1969, em Helsínquia na Finlândia. Vive actualmente  em Santa Clara, na Califórnia, com a sua mulher Tove e as suas três filhas.

Linus Torvalds teve o primeiro contacto com a informática com 11 anos. Começou a trabalhar com computadores quando o seu avô comprou um Commodore em 1980 e lhe pediu para ajuda para  utilizá-lo.

No fim dos anos 80 tomou contato com os computadores IBM/PC compatíveis e em 1991 comprou um 80386. Com 21 anos, tinha já 5 anos de experiência com programação em C e tinhas conhecimentos de S.O. MS-DOS.

Mais tarde começou a trabalhar num projecto pessoal: baseando-se no projeto do sistema Unix e modificando o núcleo do Minix criaria uma adaptação do S.O. para executar o software do GNU para PC.

Em 1997 Linus Torvalds recebeu os prémios "1997 Nokia Foundation Award'y" e "Lifetime Achievement Award at Uniforum Pictures" e finalizou os seus estudos superiores (1988 - 1997) na Universidade de Helsínquia.

Torvalds trabalhou na Transmeta (fabricante de processadores para portáteis) entre 1997 e 2003. No mesmo ano juntou-se ao OSDL (Open Source Development Labs), uma fundação criada para ajudar no desenvolvimento do Linux.



Conclusão

Com este trabalho pude desenvolver os meus conhecimentos sobre os sistemas operativos, mais especificamente o Linux e alargar a visão global sobre outra marca concorrente ao Windows.                          

Pude então ver como o Linux funcionava na teoria, mas gostaría de trabalhar com este sistema operativo na prática.



Bibliografia

- BIT, nº89 ano B, Fevereiro de 2006

- Exame Informática, nº124 ano 10, Outubro de 2005

- Paiva, João; Silva, Fernanda; Baptista, Carlos; TIC, 1ª edição, Texto Editora, Lisboa 2004

- Universidade Atlântica, Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, Cadeira de Sistemas Operativos, 2º Semestre

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

- http://vrsalinux.home.sapo.pt/linuxpt.htm




Trabalhos Escolares, ENEM, VESTIBULAR,TODAS AS MATÉRIAS, BIOLOGIA, ED. FÍSICA, FÍSICA, GEOGRAFIA,HISTÓRIA,INFORMÁTICA, LITERATURA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, QUÍMICA E MUITO MAIS!!! tudo grátis, trabalhos feitos, trabalhos acadêmicos, trabalhos universitários, monografias, teses, tcc, trabalho de conclusão de curso, informativos, livros, revistas, artigos, artigos científicos, artigos imparcialistas, documentos de investigações, monografias, resenhas, paper, ensaios, bibliografias, textos, traduções, regras ABNT, Vancouver, digitações, dissertações, projetos, pesquisas, conteúdos para o ensino médio, fundamental, vestibulares e cursos, coletâneas, frases, conclusões, mensagens, citações, temas, textos jornalísticos, gêneros literários, arquivos, relatórios, apostilas, publicações, revisões, anteprojetos, resenhas, orientações, poesias, receitas, doutrinas, plano de negócios. Educação, educacional, escola, escolar, escolres, estudos, estudante, estudando, professor, professora, professores, ensino, ensinar, ensinando, instrução, instruir, instruído, instruindo, educar, educando, eduque. Tudo gratuito, gratuitamente, grátis. geografia, geofísica e geologia, normas abnt, trabalhos prontos, monografia, trabalhosescolares, revisados, universidades, faculdade, Pesquisa Escolar, lista de resumos, downloads de livros, Imagens, Educação, guerras, pedagogias, biblioteca virtual, escola, apostilas, Grupo Escolar, orientações, etapas, dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário