segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cavaleiro da Dinamarca



Resumo:
O livro 'Cavaleiro da Dinamarca' escrito por Sophia de Mello Breyner Andresen conta a história de um cavaleiro que vivia com a sua família numa floresta da Dinamarca. Como em sua casa a noite de Natal era sempre igual todos os anos, o cavaleiro resolver comunicar à sua família que no ano seguinte iria passar a noite de Natal na Palestina, na gruta onde Jesus nasceu.
Chegada a primavera, o cavaleiro parte para a aventura mas chega à Palestina muito tempo antes do Natal. Aí chegado, seguiu viagem com outros peregrinos para Jerusalém e aí visitou numerosos lugares santos. Chegado o Natal, o cavaleiro foi para a gruta onde nasceu Jesus e aí rezou toda a noite. Quanto passa o Natal, o cavaleiro fica ainda mais dois meses na Palestina a visitar lugares santos.
Em finais de Fevereiro, o Cavaleiro, juntamente com outros peregrino, parte para Jafa, uma cidade portuária no litoral da palestina. Entre esses peregrinos havia um mercador de Veneza com quem o cavaleiro fez amizade. Já em Jafa, devido ao mau tempo, os peregrinos foram obrigados a parar, ficando aí retidos até Março. Passado o mau tempo, os peregrinos embarcam mas, devido a uma tempestade foram obrigados novamente a parar, desta vez em Itália. Nessa altura, o mercador que com o cavaleiro havia feito amizade convida-o a ir com ele para Veneza. Em Veneza o cavaleiro instala-se no palácio do mercador. Numa certa noite, o cavaleiro pergunta ao mercador que vivia no palácio e é então que este fica a conhecer a história de amor entre Vanina e Guidobaldo. Ficou a conhecer também a história de Giotto e Cimabué, a história de como Dante escreveu a 'A Divina Comédia' e as histórias das viagens dos navegadores portugueses por terras africanas.
Passado cerca de um mês, e apesar do convite do mercador ao cavaleiro para que este se lhe junte nos seus negócios, o cavaleiro segue viagem chegando a Florença no início de Maio. Aí, o cavaleiro procura o banqueiro Averardo que lhe havia sido recomendado pelo seu amigo mercador juntamente como uma carta para que fosse bem recebido. Passado cerca de um mês instalado na casa do banqueiro, o cavaleiro decide partir de novo, desta vez em direção a Génova. Mas, já perto de Génova, o cavaleiro adoece e é obrigado a pedir ajuda num convento, onde permanece quase dois meses e meio. Quando chega a Génova, em fins de Setembro, já todos os navios em direção à Flandres tinham partido, pelo que o cavaleiro decide ir a cavalo até Bruges e daí até à Dinamarca. Seria uma longa e dura viagem, através de toda a França em pleno Inverno.
Após atravessar toda a França, o cavaleiro chega à Flandres e aí dirige-se a casa de um negociante flamengo levando consigo uma carta de recomendação do banqueiro Averardo. Alguns dias depois, o cavaleiro parte finalmente para a sua terra natal: a Dinamarca.
Na antevéspera de Natal o cavaleiro chegou a uma pequena povoação já próximo da sua floresta. No dia seguinte entra na floresta e atravessa-a durante noite, com neve e cheia de animais ferozes. Contudo, a alegria de estar perto de casa dão-lhe coragem e ajudam-no a esquecer o cansaço e o frio. É então que, na sua travessia da floresta, o cavaleiro vê um grande triângulo brilhante que o ajuda a encontrar o caminho de casa. A princípio o cavaleiro pensou que seria uma fogueira mas, quando chegou lá verifica que era o seu garnde abeto todo iluminado com dezenas de pequeninas estrelas.

"Esta história, levada de boca em boca, correu os países do Norte. E é por isso que na noite de Natal se iluminam os pinheiros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário