terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Informação e Informática



O que é a informática?

A informática é um conjunto das disciplinas científicas e das técnicas aplicadas ao tratamento automático da informação.

Informação: é um conjunto de dados estruturados. A informação deve ser clara, precisa, rigorosa, atempada e concisa (quanto mais completa, melhor).

Burótica: é a automatização e informatização dos escritórios.

Robótica: são sistemas electromecânicas informatizadas.

Cadcam: são aplicações informáticas utilizadas no desenho e no fabrico de peças para a indústria.

Software: aplicações instaladas (programas).

Hardware: parte física do computador.

Telemáticas: é o uso das telecomunicações à distância.



Estrutura de um computador


Memoria Ram: é a memória principal que permite ler gravar e apagar informação. Contém informação indispensável para o bom funcionamento do computador.

Memória de Rom: permite apenas proceder à leitura de informação.

Memoria cache: pertence à memória ram e serve para apoiar directamente o processador guardando a informação utilizada pelo utilizador pela ou última vez.

CPU: é o principal responsável por todo o funcionamento de um sistema informático (é o cérebro de um computador).



Software

Existem dois tipos de software:

Software de sistemas – é o responsável pelo funcionamento pelo próprio computador e todo o Hardware (ex.: sistemas operativos – Windows, os MAC, e o Linux).

Software de aplicação – é constituído por uma variedade de programas que nos permitem realizar variadíssimas tarefas relacionadas com os nossos trabalhos e lazer.



Software de aplicação:

Processador de texto: processamento e tratamento de texto. (ex.:Microsoft Word)

Folha de cálculos: normalmente utilizada para realizar cálculos numéricos e elaborar gráficos. (ex.:Microsoft Excel

Sistemas de gestão de base: aplicações que permitem elaborarem ficheiros com informações devidamente catalogados e ordenados. (ex.:Microsoft

Apresentação gráfica: utilizada para criar conjuntos automatizados de slide shows, que podem incluir efeitos sonoros e visuais. (ex.: Microsoft

Browsers: é um programa de navegação na Internet. (ex.: Microsoft Internet Explorer)

Jogos: programas para lazer. Existem jode vários tipos como por exemplo: estratégia (Age of Mythology), first person shooter (Medal of Honor), third person shooter (Max Payne), etc.…



Sistema Operativo

É o programa mais importante de um computador indispensável para o arranque e funcionamento da máquina. Serve também para correr aplicações. O sistema operativo controla a actividade do CPU, gere as memórias e assegura a interacção com o utilizador. Organização da informação através do sistema operativo.





Windows

Aspectos genéricos sobre o Windows:

O Windows é um sistema operativo que surgiu em 1995 para substituir o sistema operativo MS-DOS e o software de aplicação Windows 3.1.1.

Quando se liga o computador que tenha o Windows instalado, o sistema operativo é carregado e entra assim no ambiente de trabalho do Windows e o sistema informático fica apto a ser utilizado.

Quando nos referimos ao Windows, as melhorias introduzidas relativamente ao seu antecessor não são sentidas, apenas na forma como utilizamos o computador e na apresentação gráfica do sistema operativo, mas também ao nível interno, visto que se tornou mais estável.

Ao nível crashs que afectava o Windows 95 e Windows 98, mantém-se estável sem que seja necessário efectuar a reinicialização do sistema. Ao nível de memória, apresenta-se mais organizado, aumentado a performance de todo o sistema. As operações do ligar e desligar o sistema são mais rápidas.





Linux

O Linux é um S.O. da família UNIX, desenvolvido através da Internet, por vários programadores.

Este S.O. tem a particularidade de ser Software livre e não ser detido por nenhuma empresa, estando o seu código-fonte disponível para consulta em vários sítios da Internet, como em http://www.kernel.org. O código-fonte é o conjunto de linhas de programação que compõem o software. Podemos referir o Linux com dois significados diferentes:

Ø       Como o núcleo S.O.

Ø       Como a colecção total de programas



Software Livre – é o software que pode ser utilizado, modificado e distribuído a outros sem que se tenha de pagar uma licença para tal efeito.



Características do Linux

O Linux tem como principais características:

Flexibilidade – o seu código-fonte está disponível e por isso permite que se possa alterar e distribuir à medida das necessidades. Esta é a razão porque evolui tão depressa: contribuições de diferentes pessoas enriquecem-no e tornam-no mais funcional para diferentes necessidades.

Economia – um software livre como o Linux, ao contrário do que acontece com o software tradicional, não é preciso pagar uma licença para o instalar num computador. Isto torna-o mais económico para quem o utiliza, em casa ou nas empresas.

Fiabilidade – o Linux é baseado no Unix que é conhecido por ser um dos S.O mais estáveis. A sua arquitectura proporciona menos defeitos de construção, tornando-o mais sólido.

Segurança – como o código-fonte está disponível para todos, os erros de programação de S.O são descobertos mais depressa e as suas correcções são imediatamente disponíveis na NET.



As desvantagens do S.O Linux são:

 Os programas para Microsoft Windows não podem ser executados, neste S.O. Para executar aplicações do interesse do utilizador é preciso obter a sua versão para Linux. Muitas empresas produtoras de aplicações e jogos já disponibilizam versões para ambos os S.O.

Há hardware, como scanners e modems, mais antigos que não é suportado pelo Linux. Se isto acontecer teremos que consultar na NET o sítio fabricante em questão.



Breve historia sobre o Linux

O S.O Linux foi criado por um estudante universitário finlandês, chamado Linus Torvalds. Como podemos verificar, a expressão Linux provém de uma alteração à última letra do primeiro nome do seu autor.

O seu desenvolvimento foi iniciado em 1991 quando Linus Torvalds era estudante na universidade de Helsínquia e sentiu necessidade de estudar melhor os S.O. Nessa altura, como estudante, tinha pouca oportunidade de consultar ou alterar o código de S.O, decidindo começar ele próprio a desenvolver um S.O de raiz.

Através da NET, o Linux vem sendo desenvolvido por um conjunto de programadores liderados por Linus. Qualquer pessoa que queira contribuir para o núcleo do S.O pode fazê-lo, ficando a decisão, de integrar ou não a contribuição, a cargo do autor original. O Linux é utilizado em Portugal desde 1994 pelas Universidades.



“ Plug and Play” ou configuração

O sistema operativo deve ser capaz de reconhecer e adaptar-se ao hardware que o sistema informático tem instalado, bem como reconhecer e configurar hardware adicional que venha a ser instalado.



MS-DOS

O MS-DOS foi o primeiro sistema operativo do mundo

O MS-DOS é um sistema operativo monotarefa (um só programa de cada vez) e com uma interface de utilizador baseada em linha de comando

Aqui ficam alguns dos comandos a utilizar do sistema operativo MS-DOS:

DIR – abrir directoria

CD_ nome – mudar de directoria

CD\ – raiz (C:\)

CD.. – Voltar para a directoria anterior

MD_ Nome – criar directoria





Microssoft Power Point

Ambiente de trabalho do Microsoft Power Point

A expressão apresentação electrónica é uma técnica e um tipo de software de apresentação de conteúdos por computador.

Um programa de apresentações electrónicas permite fazer tarefas como:

Ø       Produzir diapositivos ou slides, ou seja, páginas ou ecrãs de texto, imagens ou outros grafismos;

Ø       Agrupar os diapositivos numa sequência ordenada, designada por apresentação.

Ø       Gravar o trabalho da apresentação em ficheiro num suporte de armazenamento;

Ø       Imprimir a totalidade ou uma parte do trabalho;

Ø       Apresentar o trabalho a um público, etc.

Depois de pronta, uma apresentação pode ser mostrada no mesmo computador em que foi preparada, ou num outro, para onde for transportada; pode ser impressa em papel ou pode ser apresentada por meio de um projector de imagens ligado ao computador.




Microsoft Excel

Estrutura geral de uma folha de cálculo

Uma folha de cálculo electrónica é um programa que proporciona uma área de trabalho ou folha de trabalho cujo aspecto geral é o de uma enorme tabela com linhas e colunas. As colunas são dispostas na vertical e representadas por letras. As linhas são dispostas na horizontal e representadas por números. Na intersecção das linhas com as colunas estão as células – são unidades elementares da Folha de Cálculo, e os espaços onde se introduzem os diferentes tipos de dados. A célula em que está posicionado o cursor em determinado momento chama-se célula activa.

Um conjunto de células, dispostas em fórmula de rectângulo, constitui um intervalo de células.

Os intervalos ou faixas de células costumam ser representados pela indicação da 1ª e últimas células da série, no meio das quais se coloca um sinal de dois pontos.





Redes de computadores

Uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados, constituído através da interligação de computadores e outros dispositivos, com a finalidade de trocar informação e partilhar recursos.

Os principais objectivos e vantagens da utilização de redes de computadores são:

Ø       Partilha de programas e ficheiros de dados ou documentos – através de uma rede é possível a vários utilizadores, cada qual no seu posto de trabalho, acederem a um mesmo programa localizado num dos computadores da rede ou terem acesso a dados, em outros computadores;

Ø       Intercâmbio de informação entre os utilizadores – por exemplo, através de correio electrónico transferência de ficheiros, etc.

Ø       Melhor organização do trabalho, nomeadamente com a possibilidade de:

o        Definição de diferentes níveis de acesso à informação consoante os utilizadores;

o        Supervisão e controlo do trabalho na rede por parte dos responsáveis;

o        Constituição de grupos de trabalho;

o        Calendarização de tarefas…



Redes locais e redes alargadas

As redes de computadores podem ser de muitos tipos. Uma das principais distinções que se faz ao nível de redes de computadores, é a que tem a ver com a abrangência geográfica da rede. Com base neste critério podemos distinguir:

Ø       Rede de área local ou LAN (a abrangência da rede se limita a uma sala/ edifício)

Ø       Rede de área alargada ou WAN (rede de computadores ou conjunto de redes cuja abrangência se estende por uma região, varias regiões, vários países ou ate a totalidade do globo.

Entre as redes de área local e as redes WAN podemos ter redes de dimensões intermediárias, como por exemplo: rede de campus – tipo de rede que consiste normalmente em diversas redes locais ligadas entre si, abrangendo um conjunto de edifícios vizinhos (escola, hospital) – rede de área metropolitana – tipo de rede que abarca a área de uma grande cidade ou região urbana, interligando determinadas entidades ou instituições que necessitam de manter entre si um sistema de comunicações de dados (entidades administrativas ou policiais de uma grande cidade).



Domínios

Países

au

Austrália

br

Brasil

de

Alemanha

fr

França

es

Espanha

it

Itália

jp

Japão

pt

Portugal

uk

Reino Unido

us

Estados Unidos

com

Comercial

edu

Educativos

gov

Governamentais

int

Internacionais

mil

Militares

net

Da Internet

org

Organizações





Endereços URL

O sistema www fez surgir um novo tipo de endereços, conhecido por URL (Universal Resource locator). A sua forma genérica é:

Protocolo://servidor/localização



Estes endereços tornam-se mais inelegíveis se os decompusermos em três partes distintas.

Ø       Prefixo (indica protocolo ou tipo de serviço de acesso)

Ø       Endereço do servidor

Ø       Local da informação no computador



Trabalhos Escolares, ENEM, VESTIBULAR,TODAS AS MATÉRIAS, BIOLOGIA, ED. FÍSICA, FÍSICA, GEOGRAFIA,HISTÓRIA,INFORMÁTICA, LITERATURA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, QUÍMICA E MUITO MAIS!!! tudo grátis, trabalhos feitos, trabalhos acadêmicos, trabalhos universitários, monografias, teses, tcc, trabalho de conclusão de curso, informativos, livros, revistas, artigos, artigos científicos, artigos imparcialistas, documentos de investigações, monografias, resenhas, paper, ensaios, bibliografias, textos, traduções, regras ABNT, Vancouver, digitações, dissertações, projetos, pesquisas, conteúdos para o ensino médio, fundamental, vestibulares e cursos, coletâneas, frases, conclusões, mensagens, citações, temas, textos jornalísticos, gêneros literários, arquivos, relatórios, apostilas, publicações, revisões, anteprojetos, resenhas, orientações, poesias, receitas, doutrinas, plano de negócios. Educação, educacional, escola, escolar, escolres, estudos, estudante, estudando, professor, professora, professores, ensino, ensinar, ensinando, instrução, instruir, instruído, instruindo, educar, educando, eduque. Tudo gratuito, gratuitamente, grátis. geografia, geofísica e geologia, normas abnt, trabalhos prontos, monografia, trabalhosescolares, revisados, universidades, faculdade, Pesquisa Escolar, lista de resumos, downloads de livros, Imagens, Educação, guerras, pedagogias, biblioteca virtual, escola, apostilas, Grupo Escolar, orientações, etapas, dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário